Logo Outliers brasil
Finanças para nulos - notícias e curso de finanças

Dra Pe Ensina: Como Sair da Inadimplência e Recuperar sua Saúde Financeira

Quatro em cada dez brasileiros estão inadimplentes, com “nome sujo na praça”. Dra Pe ensina o que fazer para sair do sufoco!

No dia 16 de novembro de 2023, a revista Amanhã publicou uma reportagem informando que o número de inadimplentes no Brasil caiu 0,5% de setembro a outubro de 2023 mas ainda é alto: 4 em cada 10 brasileiros está negativado, ou seja, tem o popular “nome sujo”. Os dados são da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).  

É muito comum as pessoas assumirem prestações mas devido à imprevistos como perda do emprego, pandemia, surgimento de despesas extras não previstas no orçamento, acabarem ficando sem condições de pagar as contas. Por isso, aqui vão algumas dicas da Outliers:

– se você tem dívidas, marque um horário com seus credores e renegocie prazos e valor das prestações para que você possa quitá-las devagar, um pouco a cada mês. Lembre-se que é seu nome, sua idoneidade, honra e tranquilidade que está em jogo, não vale a pena ficar com nome sujo, você pode fazer melhor do que isso;

– aproveite o décimo terceiro para pagar suas dívidas e evite comprar bobagens na Black Friday;

– se está desempregado, defina dias para fazer 2 coisas: 1) procurar emprego (envie currículos, avise amigos e ex colegas de trabalho que está procurando emprego, procure vagas na internet etc),  2) estudar (aprimore seu currículo para ter mais chance de ser empregável, volte a estudar, vá atrás de cursos gratuitos em sua cidade etc)

– use a criatividade e faça seus próprios presentes de Natal, a internet está cheia de dicas legais;

– cada  vez que você receber algum dinheiro, separe 10% do valor para montar uma reserva de emergência. Ela evita que você fique endividado por causa de um imprevisto;

– Onde guardar a reserva de emergência? Você pode depositar na poupança, aplicar em um CDB pós fixado com liquidez diária, aplicar em um fundo de investimento de renda fixa pós fixado com liquidez diária ou aplicar no tesouro selic. Converse com o(a)  gerente do seu banco, com seu assessor ou assessora de investimentos para ver quais opções estão disponíveis e são mais vantajosas pra você.

– Invista na sua educação financeira, esse é o remédio de longa duração pra nunca mais passar sufoco na vida.  A Outliers tem cursos de finanças presenciais e online para ajudar você. Visite nosso site: outliersbrasil.com

Texto da  Dra Penélope Palominos
Médica reumatologista e investidora
CEO da Outliers

Referência: https://amanha.com.br/categoria/brasil/inadimplencia-tem-nova-queda

Picture of Penélope Palominos
Penélope Palominos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *