Logo Outliers brasil
Fundos de investimento

Fundos de investimento que mais perderam e mais lucraram em 2023

Discussão da notícia “Fundos de investimento registram saída de R$ 128 bilhões em 2023”- reportagem da CNN Brasil

De acordo com a Anbima, a Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, em 2023 os fundos de investimento em geral registraram uma saída de 128 bilhões de reais. Entre os fundos que tiveram resultado positivo, os Fundos de Investimento em Participações (FIP) lideraram o ranking. 

Vamos agora entender esta notícia: Fundos de investimento são investimentos coletivos, em que várias pessoas, chamadas de cotistas, investem em um mesmo ativo financeiro. Este ativo financeiro em geral é uma cesta de investimentos  escolhidos pelo gestor do fundo. Por reunir o dinheiro de inúmeras pessoas e, portanto, ter acesso a um capital maior, este gestor também tem acesso facilitado a ativos que normalmente um investidor simples não teria. Além disso, um gestor de fundo é um profissional especializado em finanças e conta com uma equipe de analistas para ajudá-lo a analisar os ativos nos quais irá investir o dinheiro dos cotistas.

Existem diferentes tipos de fundos de investimento e, de acordo com a nova resolução 175 da Comissão  de Valores Monetários (CVM 175/24) podemos ter, entre outros:

  1. Fundos de Investimento em Renda Fixa (FIRF);
  2. Fundos de Investimento em Ações (FIA);
  3.  Fundos cambiais;
  4. Fundos de Investimento Multimercado (FIM)
  5. Fundos Incentivados em Infraestrutura
  6. Fundos destinados à Garantia de Locação Imobiliária;
  7. Fundo de Concentração de Crédito Privado (são os fundos cambiais, multimercado ou de renda fixa que investem mais de 50% do seu dinheiro em empresas privadas)
  8. Fundos de Investimento em Cotas de Outros Fundos de Investimento Financeiro
  9. Fundos de Investimento em Direito Creditório (FIDC)
  10.  Fundos de investimento no exterior

Como você pode ver, são inúmeras classes e subclasses de fundos e cada tipo investe em tipos diferentes de ativos.

Em 2023, se analisarmos a totalidade dos fundos de investimento, a Anbima declarou que houve uma saída de 128 bilhões de reais desses fundos, ou seja, os cotistas resgataram seu dinheiro. Isso pode ter acontecido por uma série de fatores. O cotista pode querer retirar seu dinheiro por insegurança  quanto ao cenário econômico, para investir em ativos com maior potencial de lucratividade, por ineficiência do gestor, por identificar uma perda de dinheiro sem entender o que realmente causou esta perda etc.

Conforme a reportagem, os fundos multimercado foram os que tiveram maior saída de dinheiro dos cotistas.

Entre os fundos com saldo positivo, os Fundos de Investimento em Participações (FIPs) lideram a lista com saldo positivo de R$ 42,1 bilhões em 2023. Mas o que são os FIPs? FIPs são fundos que investem em companhias abertas (empresas que tem ações em bolsa de valores), companhias fechadas e limitadas (Ltda) em fase de desenvolvimento. O gestor e sua equipe identificam uma ou mais empresas com potencial de crescimento e decidem investir nesta (s) companhia (s). Além de aportar dinheiro na empresa, o fundo participa da administração daquela empresa e da tomada de decisões pois indica membros para o Conselho de Administração. Desta forma, o gestor e administrador do fundo sabem como as decisões estão sendo conduzidas dentro da empresa e asseguram que  decisões que promovam o crescimento do negócio e beneficiem os cotistas sejam tomadas. Estes fundos tem condomínio fechado, ou seja, os cotistas só podem resgatar seu dinheiro no momento em que termina a duração do contrato ou quando é decidido em assembléia que o fundo será liquidado. Os FIPs são considerados um investimento em renda variável, em que não podemos prever a rentabilidade do fundo no momento do investimento. No dia 14 de janeiro de  2024, quando este artigo foi escrito, a bolsa do Brasil B3 tinha 18 FIPs listados em seu site.

Quer aprender mais sobre fundos de investimento? No Curso Básico de Finanças da Outliers você aprende as vantagens e desvantagens de investir através de fundos de investimento e aprende os diferentes tipos de fundos (incluindo os FIPs), como comprá-los, como escolher, como comparar os diversos fundos entre si.

Quer investir em ações através de fundos? No Curso de Ações da Outliers você aprende a investir em ações através do Fundos de Investimento em Ações (FIA) e dos Exchange Traded Funds (fundos que seguem índices).

Quer aprender a investir sozinho, sem precisar da ajuda de nenhum gestor de fundo? Vem pra Outliers, nossos cursos presenciais e on-line ensinam você a investir por conta própria e, mais importante, com responsabilidade e sabedoria, sem promessas absurdas de ganhos mirabolantes ou de investimentos sem nenhum risco. Seja Outlier (fora de série) num mundo de pessoas comuns.

Fontes:

  1. Site da B3 (ajuda você a entender as vantagens dos Fundos de investimento em participações – FIPs e encontrar os FIPs listados)  (https://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-variavel/fundos-de-investimentos/fip/fips-listados/)
  • Resolução 175/24 da CVM (onde você encontra as regras atuais para os diferentes tipos de fundos) (https://conteudo.cvm.gov.br/export/sites/cvm/legislacao/resolucoes/anexos/100/resol175.pdf
  • Site da CNN Brasil

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/investimentos/fundos-de-investimento-registram-saida-de-r-128-bilhoes-em-2023/  Acessado em 14.1.24

Picture of Penélope Palominos
Penélope Palominos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *