Logo Outliers brasil
curso educação financeira

Finanças para nulos – Dra Pe explica as notícias

Hoje o governo brasileiro anunciou que realizou sua primeira emissão de títulos públicos sustentáveis no mercado internacional. Mas o que significa isso? O governo brasileiro precisa pegar dinheiro emprestado para financiar projetos e pagar suas despesas e faz isso colocando títulos públicos a venda. Estes títulos públicos são comprados por investidores, que podem ser brasileiros ou estrangeiros.

Assim, estes investidores emprestam seu dinheiro ao governo brasileiro e em troca, recebem este dinheiro com juros numa data previamente acertada. Então, comprar títulos públicos nada mais é do que comprar a dívida de algum governo emprestando seu dinheiro para aquele país e depois recebendo seu dinheiro de volta com juros. Ambos saem ganhando, o governo porque consegue pagar suas contas e investir em novos projetos e o investidor pois recebe seu dinheiro com juros. 

Mas o que significa títulos públicos sustentáveis? São os títulos nos quais o governo vai usar o dinheiro recebido para investir em projetos que se preocupam com o meio ambiente, causas sociais e com a governança (anti-corrupção), em inglês, ESG (environment, social and governance) e em português também chamados de ASG (ambiente, social e governança).

No caso da notícia de hoje, o governo brasileiro ofereceu no mercado internacional  títulos de sua dívida, que serão comprados por investidores e o dinheiro será investido em projetos que beneficiam o meio ambiente, causas sociais e/ou anticorrupção e que se espera que gerem lucro ao governo brasileiro. Após sete anos, em 2031, os investidores receberão de volta o dinheiro emprestado ao governo brasileiro com juros. Para o mercado  internacional, o fato do Brasil emitir este tipo de título  causa uma boa impressão pois mostra que nosso país está preocupado com a sustentabilidade do planeta. 

E o que o ministro da economia do Brasil quis dizer com a frase “ o cenário era impeditivo para a colocação desses papéis a taxas mais baixas”? Imagine que você é o investidor e quer emprestar seu dinheiro para algum país, comprando títulos de dívida (títulos públicos) desse país para receber seu dinheiro de volta após vários anos com juros. Qual país teria maior chance de dar um calote em você e não devolver o dinheiro daqui a alguns anos? Brasil ou Estados Unidos? Pois é, a economia dos Estados Unidos é considerada bem mais estável do que  economia do Brasil. Nosso país é considerado um país emergente e com política e economia instáveis e a chance de calote pelo governo brasileiro em teoria seria mais provável. Por esse motivo, para os investidores optarem por emprestar dinheiro ao governo do Brasil ao invés de emprestar aos Estados Unidos, o governo brasileiro tem que oferecer taxas de juros bem acima daquelas oferecidas pelos americanos, para que o benefício compense o risco de perdas dos investidores. Como atualmente o governo americano está aumentando suas taxas de juros, muitos investidores preferem investir nos “treasury bonds ou T-bonds”, que são os títulos públicos americanos, considerados um dos investimentos mais seguros do mundo ao invés de se arriscar investindo em países emergentes. Por esse motivo, o governo brasileiro tem que oferecer títulos públicos com taxas de retorno superiores aos títulos ofertados pelos Estados Unidos, mas isso também faz com o que o Brasil tenha mais dificuldade  para pagar todo o retorno prometido aos investidores. Viu como é simples entender notícias de finanças?

Então se você gostaria de entender mais sobre finanças e gostaria de aprender a investir em títulos do governo brasileiro para ajudar nosso país a se desenvolver ganhando juros em troca faça como nossos alunos e inscreva-se nos cursos presenciais ou on-line de investimento da Outliers.

Dra Penélope Palominos (Pepita de Ouro)

Médica e Investidora

Picture of Penélope Palominos
Penélope Palominos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *